Até 2020, teremos mais de 20 bilhões de dispositivos conectados à Internet movimentando mais de 1.7 trilhões de dólares.
Toda essa revolução já está em andamento, e empresas como Google e Amazon investindo bilhões na criação de dispositivos, que vão de termostatos inteligentes, assistentes por voz, automação residencial até carros autônomos, tudo conectado à Internet.
Nesta trilha serão apresentadas desde tecnologias, projetos, computação embarcada, segurança e a tendência e futuro da tecnologia. Um espaço para a troca de informações, networking e atualização de mercado.
Conteúdo | |
---|---|
08:00 às 09:00 |
Credenciamento e recepção dos participantes
Todas as pessoas inscritas, palestrantes, coordenadores e de imprensa, devem retirar seus crachás e kit do congressista nos balcões de credenciamento localizados na entrada do evento, para obterem acesso às salas e Auditório Principal. |
09:00 às 10:00 |
Abertura do evento no Auditório Principal
Após o credenciamento, convidamos os participantes a comparecerem ao auditório para receberem as boas vindas por parte dos realizadores e patrocinadores. Neste keynote de abertura, todos serão orientados sobre o funcionamento do evento, destaques e outras novidades. |
10:10 às 11:00 |
Internet das Coisas com Rede Celular
Victor Fragoso A Internet das Coisas já está se tornando realidade e cada dia mais presente no nosso cotidiano. Medidores inteligentes, patinetes elétricos e carros conectados já estão começando a aparecer no mercado brasileiro utilizando diversos meios de comunicação.
Nesse novo mercado surgem novas tecnologias que utilizam a infraestrutura atual de redes celulares para conectar qualquer tipo de dispositivo: o CAT-M1 e o NarrowBand IoT.
Com menor consumo, bandas dedicadas, custos reduzidos e um investimento massivo das operadoras de rede celular, essa promete ser a tecnologia que faltava para trazer a conectividade para todo e qualquer dispotivo ao nosso redor.
A nova geração de redes celulares vem ai!
|
11:10 às 12:00 |
FPGAS e SoCs: De monstros à solução no edge
João Dullius FPGAs são uma tecnologia para processamento embedded desenvolvida faz "apenas" 37 anos e ainda é erroneamente considerada a "novidade não confiável" por muita gente.
A maneira de trabalhar com FPGAs evoluiu totalmente. De monstros aos quais era necessário descrever elemento lógico por elemento lógico, agora ser tornaram processadores customizáveis e uma plataforma expansivel.
Com o advento de novas tecnologias como Machine Learning e Embedded Vision, essa tecnologia versátil ganha ainda mais novos usos.
|
12:10 às 13:00 |
Dumpi Bots conectados na nuvem com MQTT e dashboard node-red
Leo Matayoshi O Dumpi é um robô feito de acrílico e mdf desenvolvido para educar e motivar crianças e jovens. Nesta apresentação demostraremos o uso de nossos Robôs Dumpi em um sistema IoT com sensores (Temperatuda, unidade, ultrasson e outros), atuadores (motores, leds, buzinas e outros) e a conexão mqtt na nuvem utilizando o hivemq.com.
Apresentaremos os dados enviados e recebidos usando o dashboard node-red com automatização dos dados recebidos gerando ações automáticas nos nossos robôs.
Mais informações no nosso site e no canal do youtube.
https://dumpi.com.br/dumpi/
https://www.youtube.com/channel/UCGrLGMuYy-H964jsyOpyYhg
Sistemas de telemetria para foguetes experimentais
Thaissa Bueno Sanches Nesta palestra será mostrado os principais sensorers e placas de desenvolvimento que podemos utilizar em foguetes experimentais, esses sensores são responsáveis por coletar dados importantes durante o lançamento, subida e queda, sendo inclusive importante no sistema de recuperação, vamos entender o que são foguetes, tipos e como podemos coletar dados usando sensores e transmitindo esses dados para uma base em solo. |
13:10 às 14:00 |
Intervalo para Almoço
Uma excelente oportunidade de todas as pessoas no evento
interagirem e trocarem ideias, colaboradores, empresas
patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores.
|
14:10 às 15:00 |
Flutter e IoT
Ricardo da Silva Ogliari A plataforma Flutter vem ganhando adeptos e atenção do público. Ela permite criação de aplicativos Cross-Platform, principalmente para Android e iOS. Sendo assim, esta palestra objetiva mostrar o resultado de alguns estudos feitos na integração de IoT com Flutter. Principalmente com sistemas BaaS e SaaS do Firebase e, com protocolos conhecidos no mundo IoT, principalmente Publisher-Subcriber. |
15:10 às 16:00 |
Privacidade para a Internet das coisas: muito além da criptografia
Janael Pinheiro Apesar de sua importância, a criptografia é insuficiente para preservar a privacidade para a Internet das Coisas. A partir de metadados do tráfego criptografado, como o tamanho do pacote, observadores podem inferir informações privadas dos usuários de dispositivos IoT. Nesta palestra, discutirei as limitações da criptografia e descreverei outras técnicas para preservar a privacidade para IoT. Apresentarei soluções que desenvolvi para preservar a privacidade para usuários IoT.
Interfaces invisíveis : o desafio de desenvolver aplicações controladas por voz
Cícero Feijó Controlar dispositivos utilizando apenas a voz é algo que está se tornando muito comum no nosso dia a dia. Quais são os principais desafios encontrados no desenvolvimento de soluções que sejam capazes de compreender e interpretar os diversos modos, idiomas e sotaques que o ser humano consegue se expressar utilizando a voz ?
Como funciona a disposição de infraestrutura e o fluxo do algoritmo necessário para esta aplicação ser disponibilizada no mercado?
Através de um case real, iremos entender como funcionam estes paradigmas tendo como base a plataforma do Google (Google Home).
|
16:00 às 16:30 |
Coffee-break e Networking
Durante o intervalo de coffee-break, serão entregues kits contendo suco e biscoitos. Um delicioso intervalo para relaxar, conhecer novas pessoas e estreitar contatos. Neste tempo, também surge a oportunidade de todas as pessoas no evento interagirem entre sí, participantes das trilhas, empresas patrocinadoras e apoiadoras, palestrantes e coordenadores. |
16:40 às 17:30 |
Reconhecimento facial no Raspberry Pi
Felipe Kuhne Nesta palestra, mostrarei como implementei uma ferramenta de reconhecimento facial usando Raspberry Pi, PiCam e um display TFT, bem como integração com um serviço MQTT.
Apresentarei o fluxo de desenvolvimento de toda a solução, passando por código, integração com o display TFT e impressão do case personalizado.
Ao longo da palestra, também falarei de técnicas de reconhecimento facial e todos os passos envolvidos para solucionar tal problema e mostrarei um framework para reconhecimento facial usando linguagem Python, machine learning e a plataforma DLib.
Também farei a demonstração ao vivo da plataforma, junto com os códigos.
Aquisição e Supervisão de Dados Veiculares
SILEIDE SANTANA CAMPOS Nesta apresentação irei mostrar como é possível capturar os dados de sensores veiculares tais como sonda lambda, posição da borboleta, nível dos reservatórios de água do radiador, de óleo do motor, do fluido de freio, etc, utilizando o microcontrolador arduino; como realizar a analise dos mesmos e verificar se estão operando de acordo com as especificações do fabricante, alertando de acordo com as irregularidades, para a realização da automanutenção. Ao final seremos capazes de saber tudo que está acontecendo com o nosso carro, em tempo real.
|
17:40 às 18:30 |
Alexa no Brasil: Falando em português com seus dispositivos IoT
Giovanni Comunello jr. / Daniel Olsson A evolução das interfaces de usuário começou com texto, passou pelas GUIs, dispositivos móveis e agora está nos assistentes pessoais acionados por voz. Entre os disponíveis atualmente, a Amazon Alexa se apresenta como uma solução bastante poderosa principalmente para uso em smart home. Aproveitando o recente lançamento da Alexa no Brasil, essa palestra traz dicas para desenvolvimento e publicação de uma skill de IoT utilizando o Alexa Skills Kit (AK) e Amazon Lambda.
|
18:40 às 19:00 |
Encerramento e Sorteios
No horário de encerramento, todas as trilhas serão direcionadas de suas salas para o Auditório Principal, mesmo local da abertura. Após a apresentação de resultados do dia, muitos sorteios fecharão o dia. |
Sexta-feira, 29 de Novembro de 2019
10 às 19 h
Rua Orfanotrófio, 555
Alto Teresópolis | Porto Alegre - RS
Esta trilha destina-se a todos aqueles que querem fazer parte desta revolução. Desde os curiosos, entusiastas, makers, engenheiros, designes, empreendedores e programadores, todos serão bem vindos!
presencial:R$ 290,00
Fazendo sua inscrição presencial, você terá acesso a esta
trilha e no mesmo dia também:
TDC Expo: Venha conversar com pessoas e conhecer empresas incríveis.
Trilha Carreiras: Você poderá assistir às palestras da trilha Carreiras do mesmo dia.
Trilha Stadium: Você poderá assistir às palestras da trilha Stadium do mesmo dia.